As mulheres e as artes marciais

A mulher vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade moderna e no campo esportivo não é diferente. A maioria dos esportes antes reservados apenas ao sexo masculino hoje caíram no gosto da mulher moderna. Quando falamos de artes marciais, percebemos que as mulheres realmente conquistaram seu espaço neste meio. O número de mulheres vem crescendo tanto que em algumas aulas elas superam o número de homens na turma.

Isso ocorre porque as mulheres estão descobrindo que praticar artes marciais é uma forma de unir o útil ao agradável: ao mesmo tempo que aprendem uma forma de se defender (e consequentemente sentem-se mais seguras) perceberam que o treinamento de artes marciais promove uma grande queima de calorias, a melhora da capacidade cardio-pulmonar, enrijece toda a musculatura, melhora a postura e a flexibilidade e é uma excelente forma de aliviar o estresse do dia-a-dia.

E opções não faltam: Taekwondo (arte com o maior número de mulheres Faixas Pretas do mundo), Judô, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Boxe, Aikido, Kung-Fu e Karatê, cada arte com suas particularidades, oferecem uma série de exercícios e treinamentos que fortalecem braços, pernas e abdômen além de ter um gasto calórico altíssimo. Cabe a cada uma escolher a arte marcial que mais se identifica procurar uma academia especializada com professores capacitados e começar a colher os inúmeros benefícios que elas oferecem.

Assim cada vez mais mulheres estão trocado ou complementando as rotinas de exercícios da musculação e da ginástica com a prática de artes marciais, pois além de aprenderem a se defender elas estão emagrecendo e fortalecendo todo o corpo ao mesmo tempo.

Taekwondo:

 

  • Emagrece

  • Enrijece a musculatura das pernas, braços e abdomem

  • Melhora a postura

  • Melhora a capacidade cardio-pulmonar

  • Melhora a flexibilidade

  • Alivia o estresse

(Texto elaborado pelo Mestre Rafael R. Sant’Ana para a revista Saúde & Cia- adaptado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *