Conheça um pouco mais sobre artes marciais

Existem diversas formas de Artes Marciais. Das mais diversas origens, especialidades e objetivos. Por isso vamos orientar os nossos leitores a conhecer um pouco mais sobre elas e assim poder decidir melhor qual Arte Marcial atende aos seus objetivos:

O Tae Kwon Do: é de origem coreana e utiliza principalmente as técnicas de chutes, além de treinar técnicas de socos, bloqueios, armas e defesa pessoal.
É esporte olímpico e uma excelente forma de condicionamento físico, pois queima muitas calorias e fortalece todo o corpo, principalmente pernas e abdômen, melhora a flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio É uma das artes marciais mais praticadas no mundo.

O Muay Thai ou Boxe Tailandês é como o próprio nome diz de origem tailandesa e mistura as técnicas do Boxe com chutes, joelhadas e cotoveladas. Oferece a seu praticante um excelente condicionamento físico, através de diversos exercícios realizados em todas as aulas.

O Aikido é um arte marcial japonesa voltada para defesa pessoal que utiliza principalmente golpes de torções, projeções, quedas e rolamentos, além de técnicas com espadas de madeira (chamadas boken). É um arte excelente para combater o estresse acumulado no dia-a-dia além de movimentar o corpo todo.

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial brasileira com origens na Índia e Japão. Não possui golpes traumáticos como socos e chutes, mas é especializada em luta no chão. Seu repertório de golpes incluem estrangulamentos, chaves, imobilizações, projeções e torções. As aulas tem um gasto calórico altíssimo e fortalece todo o corpo.

O Judo é uma arte marcial japonesa e esporte olímpico. Utiliza estrangulamentos, imobilizações e chaves, mas a sua especialidade são as projeções e técnicas de quedas. É a arte marcial mais praticada no mundo. É uma excelente atividade física e pode ser praticado a partir dos 4 anos de idade.

O Kung Fu é de origem chinesa, e se caracteriza por ter muitos golpes que imitam o movimento de animais além de utilizar diversos tipos de armas como lanças, espadas, etc. É uma arte de grande beleza e por isso é utilizada na maioria dos filmes de artes marciais. Melhora principalmente a flexibilidade e o condicionamento físico.

O Karate é uma arte marcial japonesa que utiliza diversos golpes, principalmente socos e chutes. O Karate tem como essência a prática do Kata, que são seqüências de golpes pré-determinados, que tem como objetivo desenvolver a coordenação motora, o controle da respiração, a força e o equilíbrio.

O Iaido é uma arte marcial japonesa de uso da espada. O treinamento é feito com espadas de madeira (chamadas boken) e com espadas reais. É excelente para desenvolver concentração, disciplina e auto-controle.

O Boxe, também chamado de “nobre arte” é esporte de combate inglês que utiliza os punhos para desferir seus golpes. É uma excelente forma de condicionamento físico pois queima muitas calorias e fortalece todo o corpo principalmente os braços.

O Tai Chi Chuan é de origem chinesa e é conhecido como “a arte da longevidade”, baseia-se na realização de movimentos lentos, exercícios terapêuticos e no treinamento do equilíbrio e da flexibilidade. Ideal para pessoas sedentárias, com problemas de saúde ou de mais idade que queiram iniciar uma atividade física saudável e segura.

(Texto elaborado pelo Mestre Rafael R. Sant’Ana para a revista Saúde & Cia- adaptado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *